Darwin, o homem que enfrentou Deus

Criação deixa a teoria da evolução de lado para mostrar um homem sensível, cheio de dúvidas e emoções

Peter Moon

Charles Darwin é um daqueles gênios da humanidade cuja personalidade, ao longo das décadas, foi ganhando contornos maiores que a vida. Assim, conhecemos o Darwin aventureiro, o jovem naturalista de 22 anos que, em 1831, embarcou no Beagle para explorar a fauna, a flora e a geologia da América do Sul ao longo de cinco anos. Foi quase no final dessa odisseia, em 1835, que emergiu o cientista de intuição prodigiosa. Ao visitar as Galápagos, um arquipélago vulcânico a 1.000 quilômetros da costa do Equador, Darwin ficou aturdido com a diversidade de espécies de tartarugas, iguanas e tentilhões com bicos que variavam de uma ilha para a outra. Como explicar tal variedade? Nas Galápagos, acendeu-se na mente de Darwin a centelha do mecanismo da seleção natural, o cerne da teoria da evolução, que se materializaria em A origem das espécies, de 1859. Conhecemos também o Darwin do final da vida, o cientista renomado, retratado como um senhor calvo e de longas barbas brancas que nos observa com um olhar terno e profundo (a barba o fazia parecer bem mais velho. Morreu aos 73 anos, em 1882). Entre o jovem predestinado e o sábio em paz consigo mesmo por ter irmanado a humanidade a todas as formas de vida, existiu um pesquisador obsessivo, indeciso e recluso. Houve também um jovem religioso que, aos poucos, se afastou da fé (quando jovem, Darwin estudou para ser pastor). Existiu, sobretudo, um pai amargurado, obrigado a suportar o insuportável. É desse Darwin, com dimensões, dúvidas e emoções humanas, que trata o filme Criação.


Darwin (Paul Bettany) leva Annie (Martha West) para tratamento em uma estação de águas (acima). Annie gostava de brincar na praia. Sua morte, aos 10 anos, mudou tudo




Apesar da advertência inicial do filme – onde se lê que a teoria da evolução “é considerada a maior ideia na história do pensamento. Foi assim que acabou sendo escrita”–, nenhum espectador precisa se assustar. Não estamos diante de um docudrama sobre os dilemas científicos do naturalista. No filme, sua teoria mal é citada. A ação se inicia em 1851, com a morte de Annie. Ela tinha 10 anos e era a filha mais velha de Charles e Emma Darwin, vividos pelo londrino Paul Bettany e sua mulher na vida real, a americana Jennifer Connelly.

A Annie do filme é uma menina encantadora. Ela se diverte dando piruetas na areia da praia. Annie divide com o pai o fascínio inquisidor pelos caprichos da natureza. Curiosa, gosta de observar besouros no gabinete do pai, na Down House, a casa de campo ao sul de Londres, onde viviam.

Logo nas primeiras cenas, a beleza radiante da Annie (Martha West) contrasta com a amargura de Darwin e a severidade fatalista da anglicana Emma. O roteiro não é linear, o que deixa a incômoda suspeita de que a encantadora menina não passa de um espectro a assombrar seu pai desolado. “Era maravilhoso abraçá-la. Sua linda face surge agora diante de mim, como costumava fazer vez por outra, ao descer correndo as escadas com uma pitada de rapé roubada para mim”, escreveu Darwin a um amigo anos após a morte de Annie, vítima de escarlatina. Charles e Emma tiveram dez filhos, mas Annie “era minha favorita. Pobre e querida almazinha. Perdemos a alegria da casa e o consolo da nossa velhice. Agora está tudo acabado…”.

Em 1851, fazia mais de uma década que Darwin havia descoberto o mecanismo da seleção natural (o primeiro rascunho de sua famosa árvore da vida é de 1837), sobre o qual mantinha segredo. Ele apenas admitia discutir o assunto com seus colegas mais íntimos – e Emma. Apesar da insistência dos colegas para Darwin colocar a teoria no papel, ele procrastinava. Receava a previsível reação da sociedade vitoriana. À época, ainda vigia o dogma de que todas as espécies eram imutáveis, fruto da criação divina. Ao propor que as espécies evoluem e se diferenciam, Darwin tiraria de Deus o papel da criação – o que no filme ganha ares de vitória da ciência perante a fé quando o biólogo Thomas Huxley (em ótima atuação de Toby Jones) congratula Darwin: “O senhor matou Deus, sir!”.

O maior impedimento para Darwin escrever seu livro – dizem os biógrafos – era não querer magoar Emma. Profundamente religiosa, ela temia ser separada do marido pela eternidade. Tinha certeza de que, ao morrerem, ela ascenderia aos céus e Darwin cairia no fogo do inferno.

O impasse acabou em 1851. A perda de Annie foi o divisor de águas, defende o tataraneto de Darwin, o escritor inglês Randal Keynes, autor de Annie’s box (O baú de Annie, 2001), fonte de inspiração do filme. O título refere-se ao baú em que Annie e Darwin guardavam objetos coletados em comum, reminiscências da cumplicidade afetuosa entre pai e filha (o baú está na Down House).

Para Keynes, a morte de Annie devastou seu tataravô. “Perdi os últimos resquícios de fé que ainda conservava em mim”, diz Bettany. Ele ganhou 20 quilos para interpretar um Darwin meio calvo de 40 anos. Apesar do esforço, o ator não convence. Bettany é alto demais. Darwin tinha estatura mediana e era gordinho.

A perda da fé removeu o principal empecilho para a publicação da teoria. Ela se tornou premente em 1857, quando Darwin recebeu um calhamaço enviado da Indonésia pelo naturalista Alfred Russel Wallace. De forma independente, Wallace havia chegado às mesmas conclusões de Darwin – e por isso é considerado codescobridor da seleção natural. Mas essa passagem pertence aos anais da história da ciência, não ao filme.
Criação é um acerto de contas entre o naturalista, o marido e o pai. A produção inglesa foi lançada em 2009, nas comemorações dos 200 anos de Darwin. O filme é uma forma inteligente de celebrar a memória de um gênio. E de enxergá-lo não como um monstro sagrado da ciência, mas um homem sensível.

Publicado originalmente em Época, em 12/03/2010.

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