Sou cético! Mas mudei de signo...

Eu era geminiano. Acabei de saber que, por causa no alinhamento da Terra, virei taurino... mas continuo cético

Peter Moon

Ophiuchus, o Serpentário, 13o signo do Zodíaco
Eu nasci às 12h40 de 6 de junho de 1963. Sou do segundo decanato do signo de Gêmeos. Meu ascendente é Libra. Tenho o Sol no meio do céu e sete planetas em ar. Se sou comunicativo, a razão é ser geminiano. Seu sou sonhador e aventureiro, devo a graça aos sete planetas em Ar. A única coisa que me prende ao solo são os dois planetas que tenho em Terra. O Sol no meio do céu simboliza sorte na vida e um futuro promissor. Quem me informou tudo isto foi a Dona Clara, a mãe de um amigo dos tempos de adolescência. Dona Clara estava aprendendo a fazer mapa astral e, sem pedir licença, vivia calculando e desenhando com régua e compasso o mapa astral de qualquer um que cometesse o erro de lhe fornecer hora e data de nascimento. Foi assim que, aos 17 anos, ganhei de presente meu primeiro (e único) mapa astral. E porque a Dona Clara era simpática e a mãe do meu melhor amigo, fiquei intimidado em confessar que aquilo não me interessava em nada, que pra mim astrologia era uma bobagem e a leitura diária das previsões astrológicas uma completa perda de tempo.

A boa-vontade com Dona Clara me custou duas horas de vida, durante as quais fui obrigado a escutar atentamente, esboçando um sorriso e arregalando os olhos de quando em vez, enquanto ela afirmava peremptoriamente e sem sombra de dúvida quais forças celestes influenciavam e guiariam o meu destino. Dona Clara chegou a traçar previsões para toda a minha vida, um legado que – ela acreditava piamente – eu levaria até o túmulo.

Aquela sessão de leitura de mapa astral foi inesquecível. Não, inesquecível não é o melhor termo. Inolvidável é mais dramático. Nunca escrevi esta palavra antes e provavelmente jamais voltarei a fazê-lo. Pensava que fosse espanhol, mas fui ao Aurélio e conferi. Está lá: inolvidável, em português... Bom, retomando de onde parei. Sai daquela inolvidável sessão astrológica com duas conclusões. A primeira é que, se ainda havia em minh’alma um resquício de dúvida sobre a seriedade do Zodíaco, as previsões da Dona Clara a sepultaram de vez.

A segunda conclusão foi totalmente pragmática. Descobri que falar dos signos é algo que qualquer um poderia fazer – até eu! Bastaria sustentar um ar meditativo e compenetrado, e começar a afirmar com propriedade qualquer coisa sobre a vida de qualquer um. A maioria das pessoas não entende nada de Astrologia e quase todo o mundo só dá atenção às pessoas que falam o que se quer ouvir. Decorre que usar os substantivos amor, sorte, dinheiro, esperança, felicidade, namoro, casamento e filhos, costurando-os em qualquer contexto sem importar sua ordem resultaria na formulação de previsões astrológicas altamente factíveis. Mais importante: este palavrório sem sentido me daria ares de homem sensível, o que é tudo que a mulherada busca.

Devo confessar que recorri por vários anos às cantadas astrológicas, sempre com alto índice de sucesso. Mas, para tanto, tive que decorar os dias de cada signo, quando inicia e termina um decanato, quais constelações regem cada signo e outras bobagens do gênero. Adoro acumular cultura inútil. Fazer o quê? É um hábito de infância que adquiri no dia em que vi nas bancas o Guinness, o livro dos recordes. Quem decora as bobagens do Guinness é capaz de decorar qualquer coisa, até astrologia.

Tanto trabalho em vão

Faz anos que aposentei minha lábia zodiacal. Hoje sou um homem comportado. Ainda bem, pois acabei de descobrir que não sou mais geminiano, mas taurino do terceiro decanato. Não vou perder meu tempo para descobrir se meu ascendente migrou de Libra para Virgem nem tentar decorar novamente quais são os novos signos de todas as pessoas que conheço e se importam com este tipo de informação. Mas para os astrólogos e leitores diários das colunas de horóscopo, a confusão promete ser danada.

Um astrólogo americano afirmou nesta quinta-feira, 13 de janeiro de 2011, que a Astrologia atual estaria totalmente furada. Parke Kunkle, da Sociedade Planetária de Minnesota, disse à rede de tevê americana NBC que a culpa seria a mudança no alinhamento dos planetas. Sua teoria é interessante e parece ter fundamento astronômico. Se, como reza a Astrologia, nossa vida é influenciada pelos astros desde o instante em que nascemos, qualquer alteração na posição relativa dos planetas no céu influenciaria nosso destino. De acordo com Kunkle, os 12 signos que conhecemos foram definidos há quase 3.000 anos, quando a Astrologia foi criada. Só que desde então, observa corretamente o astrólogo, a posição das constelações em relação ao Sol mudou. “Quando (os astrólogos) dizem que o Sol está em Peixes, ele não está realmente em Peixes”.

Segundo Kunkle, em três milênios a mudança do alinhamento astral foi imensa. Isso faria com que até um terço da humanidade não pertencesse ao signo que sempre pensou ser o seu, e que passou a vida escutando, lendo e seguindo previsões completamente furadas... Waw...

Confira abaixo a nova tabela do zodíaco para ver se o seu signo mudou:

Capricórnio: 20/01 a 16/02
Aquário: 16/02 a 11/03
Peixes: 11/03 a 18/04
Áries: 18/04 a 13/05
Touro: 13/05 a 21/06
Gêmeos: 21/06 a 20/07
Câncer: 20/07 a 10/08
Leão: 10/08 a 16/09
Virgem: 16/09 a 30/10
Libra: 30/10 a 23/11
Escorpião: 23/11 a 29/11
Ophiuchus: 29/11 a 17/12
Sagitário: 17/12 a 20/01

O leitor atento percebeu a existência de um novo signo, Ophiuchus, também conhecido como Serpentário, um 13º signo que já existia em algumas versões do Zodíaco (também há uma constelação com o mesmo nome). Ainda não entendi por que o Kunkle incluiu esse novo signo no Zodíaco? Mas só quem nasceu entre 29 de novembro e 17 de dezembro tem razões para se preocupar. Não é o meu caso.

Deixei de ser de Gêmeos. Agora sou taurino. Pelo menos continuo com sete planetas em Ar e o Sol no meio do céu. Que sorte! Nem tudo está perdido. Agora passemos a assuntos mais relevantes.


Publicado originalmente em Época, em 14/01/2011

Comentários