Por uma culinária dos sentidos

Comendo ostras e ouvindo iPod

Peter Moon

Para Blumenthal, as ostras ficam mais salgadas
quando comidas ao som das ondas do mar.
Por isso, pôs um iPod no prato
 
A revista Time anunciou na semana passada a sua lista das 50 melhores invenções de 2008. No campo da gastronomia, a descoberta escolhida é inusitada: "Comida melhorada pelo som" ou, numa tradução mais livre, comida temperada com som. A criação é do chef inglês Heston Blumenthal, dono do The Fat Duck, um dos três únicos restaurantes do Reino Unido que ostenta as três estrelas, a pontuação máxima do Guia Michelin. Maior expoente britânico da festejada cozinha molecular, Blumenthal é chamado de "alquimista culinário". 

Em 2007, Blumenthal introduziu no menu degustação do Fat Duck um prato chamado "Sound of the Sea". Trata-se de um prato de ostras, servido com confit de abalone e farinha de tapioca, para lembrar a areia da praia. O prato é ornamentado com espuma comestível de sumo de crustáceos, como se fosse espuma das ondas. É acompanhado por uma concha do abalone, que esconde em seu interior um iPod com a gravação de ondas quebrando na areia. Ao cliente é recomendado saborear as ostras enquanto ouve o barulho das ondas usando os pequenos fones que saem de dentro da concha. 

Blumenthal fez experiências com um cientista de Oxford para criar suas receitas
"Fiz uma série de testes com Charles Spence na Universidade de Oxford que revelaram que o som pode realmente realçar o sentido do paladar", afirmou Blumenthal à revista Square Meal, em 2007. "Comer ostras ouvindo o mar as torna mais saborosas e salgadas do que quando as comemos ouvindo, por exemplo, os ruídos de um celeiro". 

Blumenthal é um leitor voraz de trabalhos científicos, que usa de inspiração em sua culinária. Foi assim que acabou conhecendo as pesquisas de Spence, professor de psicologia experimental em Oxford. Spence estuda a interação entre os cinco sentidos. Spence publicou em 2004 no Journal of Sensory Studies o artigo "The Role of Auditory Cues in Modulating the Perceived Crispness and Staleness of Potato Chips" (As pistas sobre o papel auditivo na modulação da percepção crocante e de frescura das batatas chips). Feito com voluntários, o trabalho procurava provar que as batatas chips eram percebidas como mais frescas e crocantes quando os voluntários as comiam ouvindo o som ampliado da própria mastigação.

Originalmente publicado em Época Online, em 03/11/2008.

Comentários