Com vocês, Sua Santidade, Raël

Esta foi uma das entrevistas mais insólitas da minha carreira. Entrevistei o francês Claude Vorilhon, ou melhor, Sua Santidade Raël, como prefere ser chamado, em 2003, durante sua visita a São Paulo. O líder do Movimento Raeliano acredita em ETs, prega o amor livre e defende a clonagem do ser humano 

Peter Moon

Há mais de 30 anos, o francês Claude Vorilhon, ex-jornalista especializado em automobilismo, abandonou seu nome de batismo no topo de um vulcão extinto, situado numa região montanhosa no centro da França. Ali, após afirmar ter tido contatos imediatos de terceiro grau com um ET, ou Elohim (em hebraico, "os que vêm do céu"), nasceu Raël, o fundador do Movimento Raeliano. Raël, hoje com 63 anos, acredita na existência de extraterrestres e vê na clonagem a salvação dos males da humanidade.


Raël e a Dra. Boisselier, da Clonaid
Sua Santidade Raël - como Vorilhon exige ser tratado - lidera 60 mil raelianos em 84 países (são cerca de 300 no Brasil). Em 2003, Vorilhon visitou São Paulo, quando tive a oportunidade de entrevistá-lo. Veio acompanhado da Dra. Brigitte Boisselier, responsável pela Clonaid, a empresa financiada pelos raelianos e que busca clonar gente. Nessa entrevista, um homem muito simpático e articulado, que mora a uma hora de Montreal, fala sobre a clonagem, os Estados Unidos de George Bush e seu desejo de se encontrar com o presidente Lula para propor a criação dos Estados Unidos da América do Sul.

Moon – Fui instruído a me referir ao senhor por Sua Santidade, Sua Santidade. Acredito que seja pelo fato do senhor se considerar o último dos profetas, um líder espiritual da magnitude de Jesus, estou correto?
Raël – Sim, completamente. Recebi a mensagem dos Elohim, homens que vieram dos céus e criaram a Humanidade com a sua ciência avançada. Sou o último membro de uma longa linhagem que começou com Moisés falando com Deus no Monte Sinai. O que Moisés não sabia é que não falou com Deus, mas com um Elohim.

Moon – De acordo com a Clonaid, um bebê clonado nasceu em algum lugar do planeta em 4 de fevereiro de 2003. Novos embriões foram implantados em 20 mulheres e nascerão este ano. Há uma relação entre os futuros clones e sua vinda ao Brasil?
Raël – Não existe nenhuma relação entre o Movimento Raeliano e a Clonaid. Eu não sei onde fica este laboratório, não há nenhuma conexão financeira, nada. A Clonaid é uma empresa da Dra. Boisselier. Qualquer pergunta sobre a técnica de clonagem deve ser feita a ela. Entretanto, como ela é raeliana, é claro que lhe dou aconselhamento ideológico, espiritual e filosófico.

Moon – O que o senhor fará no Brasil?
Raël – Vou para promover o lançamento de meu livro Sim à Clonagem Humana. Irei a São Paulo, Porto Alegre e Brasília. Estou muito feliz de ir ao Brasil. Como sou fã de Fórmula 1, adorava o Ayrton Senna. Quando ele era vivo, o campeonato era muito mais interessante do que hoje, com Schumaker.

Moon – Podemos esperar o nascimento de um clone brasileiro?
Raël – Não sei, pergunte à dra. Boisselier. Mas espero que um dia, sim. Espero também encontrar o presidente Lula. Eu e a dra. Boisselier queremos propor a criação de um hotel de luxo perto do Rio de Janeiro. Há no mundo 1 milhão de ricos dispostos a gastar até US$ 200 mil para clonar um bebê. Eles poderiam se hospedar neste hotel, ao lado de belas praias, para se divertir enquanto consultam a Clonaid. Seria uma enorme fonte de divisas para o Brasil. Imagine, bilhões de dólares!

Moon – Com 175 milhões de habitantes (hoje somos 190 milhões), o Brasil é o maior país católico do mundo. Que mensagem daria aos brasileiros?
Raël – 175 milhões? Tudo isso? Achava que eram 120. De qualquer forma, o Brasil não tem 175 milhões de católicos só porque eles foram batizados. Eles são contados como católicos mas não o são realmente. Cada vez menos pessoas vai à missa. O Brasil é uma sociedade aberta, seu povo adora o prazer, usa contraceptivos. Tenho a certeza de que os brasileiros não dão ouvidos ao papa e estão abertos a novas filosofias, não uma primitiva como a católica. A Igreja Católica nos odeia porque somos a favor da contracepção, do divórcio, dos gays, da clonagem, do aborto. Defendemos tudo o que ela proíbe. Nenhuma religião monoteísta nos suporta, nem muçulmanos nem judeus. A exceção é o budismo, que não possui um deus único.

Moon – Quer dizer que os Elohim não são deuses astronautas?
Raël – Não, são humanos como nós, mas com uma tecnologia mais avançada.

Moon – Objetos voadores não-identificados são naves Elohim? Os Estados Unidos escondem uma na área 51?
Raël – Todos os OVNIs são Elohim. Há infinitas civilizações no universo, mas só os Elohim vêm à Terra. Eles nos consideram sua propriedade. Quanto aos Estados Unidos, devem ter algo na área 51, mas não uma nave Elohim. Sua tecnologia é tão avançada que jamais poderia ter caído em Roswell, no Novo México, em 1947.

Moon – Sua Santidade está sempre rodeado por belas mulheres. Para muitos, esta é uma prova de que é um charlatão. Raël defende os prazeres da carne?
Raël – Totalmente. Não acho que alguém seja charlatão porque considera o sexo bom. Charlatão é quem considera o sexo ruim. A Igreja é falsa porque é contra o sexo. Nós nascemos do sexo. Poder fazer sexo e não fazê-lo é sadismo. O deus que defende isso é um deus sádico. No Brasil, as pessoas aproveitam a vida. Sei que os jovens brasileiros gostam de sexo e que a comunidade gay é enorme.

Moon – Sua Santidade defende os mesmos princípios da revolução sexual dos anos 1960. Mas, com a Aids, tudo mudou. Pregar o amor livre hoje não prejudicial à saúde?
Raël – Nos primeiros dez anos da epidemia houve um retrocesso no comportamento sexual, mas a nova geração aprendeu a usar camisinha. A maior conquista do século XX é a contracepção. Com ela, pela primeira vez podemos usufruir do sexo sem medo de ter bebês. Agora, com o sexo seguro e a clonagem, os casais podem ter bebês quando quiserem. Quem faz amor não faz a guerra.

Moon – O físico britânico Stephen Hawking teme o contínuo progresso dos computadores e o surgimento, em última instância, da inteligência artificial. Defende a modificação do DNA humano para a melhorar nossa espécie e impedir que percamos o compasso com as máquinas. O que acha disso?
Raël – O que ele disse é importante, mas eu não temo máquinas inteligentes. Elas surgirão e será ótimo. Estarão do nosso lado e não contra nós. Posso vislumbrar o dia em que supercomputadores serão uma extensão da mente humana. Veja bem: um carro é mais rápido que um homem, mas isso não nos amedronta. Lembre-se das leis da robótica (de Isaac Asimov). Um robô não pode ferir um humano; um robô deve obedecer às nossas ordens. Enquanto tivermos o controle, não há risco.

Moon – Quando esta entrevista for publicada, tropas americanas poderão estar invadindo o Iraque. Na qualidade de um líder espiritual da magnitude de Maomé, como vê o conflito?
Raël – Seria ótimo programar um robô inteligente para colocar na Casa Branca no lugar de George Bush, que não é nada inteligente. Os Estados Unidos são o país mais perigoso do mundo. Estão se tornando exatamente como a Alemanha nazista. Até criaram campos de concentração (na base de Guantanamo) em Cuba. Os prisioneiros da rede Al Qaeda não têm direito a advogado nem comunicação com o exterior. Isso me dá muito medo. O que me conforta é saber que 60% dos americanos são contra a guerra. É um assunto que quero tratar com o presidente Lula. As fronteiras entre o Brasil, o Uruguai e a Argentina não fazem sentido. Proponho a criação dos Estados Unidos da América do Sul, para contrabalançar o poder dos Estados Unidos.

Moon – Como Sua Santidade é cidadão francês, apóia a decisão do presidente Jacques Chirac em vetar uma resolução das Nações Unidos (ONU) em favor da guerra?
Raël – Totalmente. A ONU foi criada para impedir a Guerra, não para aceitá-la. Usar a ONU para promover a guerra é o começo do seu fim. Ela é um fantoche dos Estados Unidos. A paz deveria dominar o mundo, não a violência. Ontem mesmo, foi criado em Haia o Tribunal Internacional de Justiça. Os Estados Unidos são o único país que se recusa a fazer parte desta organização para punir crimes contra a Humanidade. É inacreditável!

Moon – A China também não faz parte do Tribunal.
Raël – Mas a China é comunista. Não é uma democracia. Os Estados Unidos se dizem defensores da democracia e temem ver seus militares serem processados. Os ataques terroristas de 11 de setembro mataram 3 mil pessoas. Foi terrível. Mas a América nunca foi julgada pelos 300 mil mortos da bomba de Hiroxima. Aquela cidade não era um objetivo militar. Os piores atos terroristas da história foram Hiroxima e Nagasaki.

Moon – Qual é a relação entre os raelianos, Hiroxima e a suástica?
Raël – Hiroxima foi para os Elohim um sinal de que entramos na era do apocalipse, que em hebraico quer dizer revelação. Hoje, a ciência pode destruir a Humanidade, uma criação dos Elohim. Eu nasci em 1946, mas fui concebido em 1945. Por isso sou o último profeta, indicado para trazer a mensagem de que nunca mais haverá Hiroximas. É por isso também que comemoramos o Ano Novo em 6 de agosto (a data da explosão). Quanto à suástica, é o símbolo dos Elohim. Representa o infinito. Na Ásia, existem suásticas em vários templos. Adolf Hitler roubou este símbolo, que é de paz. No Ocidente, por causa dos crimes do nazi-facismo e em respeito a suas vítimas, nós o substituímos. Mas os 20 mil raelianos da Ásia continuam usando a suástica. Não vêem problema nisso.

Moon – Por que Sua Santidade diz que a clonagem é o primeiro passo para a vida eterna?
Raël – Existem três passos. Semana passada pedi à Dra. Boisselier para criar uma empresa para fazer um útero artificial, o segundo passo. Não será mais preciso enxertar (o embrião clonado) numa mulher nem esperar nove meses para o nascimento ou 18 anos para o clone se tornar um adulto. Quando acelerarmos o processo como os Elohim o fazem, você poderá clonar a si mesmo em uma hora. Aí, antes de morrer, transferirá sua mente para o novo corpo, que é o último passo.

Moon – Quanto tempo levará para atingir essa meta?
Raël – Um longo tempo, vários anos. Não é uma coisa fácil como clonar humanos.

Moon – Em que base científica Sua Santidade afirma que clonar humanos é fácil? Todas as tentativas para clonar mamíferos desde a ovelha Dolly, única sobrevivente entre 277 embriões, foram de extrema ineficiência?
Raël – Há um gene especial nos humanos que facilita o processo. Foi implantado em nosso DNA pelos Elohim.

Moon – Raël vai clonar Raël?
Raël – Se a tecnologia para criar um clone adulto estiver disponível quando eu morrer, sim.

Publicado originalmente em ISTOÉ, em 19/03/2003.

Comentários