O dia em que o Ocidente nasceu

Há 2.500 anos, os gregos derrotaram os persas em Maratona. A vitória assegurou a democracia em Atenas e as bases culturais do mundo ocidental

Peter Moon

Em 31 de outubro, enquanto milhões de brasileiros votavam no segundo turno das eleições, 12.500 atletas corriam os 42.195 metros que separam a planície de Maratona da capital da Grécia, Atenas. A participação recorde da 28ª Maratona de Atenas teve uma razão: festejar os 2.500 anos do feito de Filípedes (também conhecido como Fidípides ou Feidípides). Sua corrida inspirou a criação da prova mais tradicional do atletismo, a maratona, disputada pela primeira vez em 1896, em Atenas, na primeira Olimpíada da era moderna.




A festa dos 2.500 anos da batalha de Maratona foi adiantada: a data correta é 11 de agosto de 2011. Em 490 a.C., após cerca de três horas de batalha, 10 mil atenienses armados com longas lanças e grandes escudos de bronze derrotaram de 20 mil a 30 mil invasores do até então imbatível império persa. O centro do império era a Pérsia (o atual Irã) e se estendia a oeste até o Egito e a leste até o Paquistão. Quando os persas conquistaram a Ásia Menor (a Turquia), o passo seguinte foi invadir a Europa para tomar a Grécia. A maioria das cidades-Estado do norte da península grega se submeteu sem resistência. Atenas, bem no centro da península, decidiu resistir. Daí o envio de uma força anfíbia pelos persas, que desembarcou em Maratona.
Finda a batalha, o comandante Miltíades enviou Filípedes a Atenas para anunciar a vitória. Chegando a Acrópole, Filípedes só teve fôlego para dizer “Niki!” (“Vencemos!”), e caiu morto de exaustão. Em suas Histórias, Heródoto (c. 484 a.C.-c. 425 a.C.) conta que 6.400 persas e 192 atenienses morreram. Os gregos foram enterrados num túmulo coletivo que existe até hoje.

Há bem mais a celebrar que os 42 quilômetros de Filípedes. Não se sabe se de fato ele morreu ao transmitir sua mensagem. Heródoto não cita o caso. “A lenda surgiu seis séculos após a batalha, no Império Romano, no início da Era Cristã”, diz o historiador americano Richard Billows, da Universidade Colúmbia, em Nova York, autor de Maratona – Como uma batalha mudou a civilização ocidental, recém-lançado nos Estados Unidos.

O que Heródoto cita é outra façanha do mensageiro Filípedes. Quando os atenienses souberam que milhares de persas desembarcavam em Maratona, despacharam Filípedes para pedir ajuda a Esparta, a outra poderosa cidade-Estado grega, rival de Atenas. Filípedes correu 220 quilômetros até Esparta em três dias, avisou da invasão persa, pernoitou e voltou em três dias com a resposta dos espartanos. Eles levariam uma semana para vir socorrer os atenienses. Seria tarde demais.

Uma vez em Atenas, Filípedes soube que o exército havia deixado a cidade para enfrentar os persas em Maratona. Ele correu então os 42 quilômetros até o local da batalha. Chegou na manhã do sétimo dia, ainda a tempo de combater.

Em Maratona, os exércitos estavam num impasse. Os atenienses tinham a vantagem do terreno. Ocupavam a parte alta da planície, de costas para a montanha e de frente para o mar. Mas estavam em desvantagem numérica de 3 para 1. Com escudos e armadura de bronze, a infantaria grega era mais bem armada que os persas e seus escudos de couro. O temor era a cavalaria persa. Por mais armados que estivessem, os gregos não conseguiriam detê-la. Aos persas, em superioridade numérica, bastava aguardar o avanço grego. Após seis dias de impasse, o general persa embarcou à noite sua cavalaria com a missão de tomar a indefesa Atenas. A travessia por mar levaria 12 horas.

Era madrugada quando Miltíades soube do plano persa. Esperou a cavalaria partir para atacar. O plano era audacioso: derrotar os persas de manhã e correr para defender Atenas, num trajeto de seis horas. Se tudo desse certo, chegariam à cidade antes da frota persa.


O túmulo onde os atenienses mortos na batalha ainda é
visível na planície de Maratona
Miltíades reforçou os flancos da frente de batalha grega, de 1 quilômetro de extensão, tirando homens do centro. Este teria de resistir ao ataque persa, permitindo aos flancos reforçados destruir os flancos persas e envelopar o inimigo. Deu certo. Na luta corpo a corpo, o armamento de bronze fez a diferença. Finda a batalha, Filípedes correu a Atenas e anunciou a vitória. No total, correu 540 quilômetros em sete dias. O resto das tropas o seguiu, chegando quando as velas persas surgiam no horizonte. Ao avistar os gregos na praia, os persas fugiram.

A batalha de Maratona mudou o curso da civilização. Segundo Billows, uma derrota grega significaria o fim de Atenas e a deportação dos habitantes ao Golfo Pérsico – o castigo imposto em 494 a.C. aos revoltosos de Mileto, o lar de Tales, o mais antigo filósofo grego.

Uma vitória persa abortaria no nascedouro a democracia ateniense. Ela ficaria para a história como uma experiência interessante e malsucedida. Sem democracia, diz Billows, não haveria o Século de Ouro de Atenas, o espantoso florescimento cultural na cidade no século V a.C. Tome o exemplo do dramaturgo Ésquilo, que lutou em Maratona. Em caso de derrota, ele teria morrido antes de compor suas tragédias. Com o exílio dos atenienses, se tivessem nascido, Sófocles, Eurípides e Aristófanes teriam criado o teatro grego? Haveria a filosofia de Platão, Sócrates e Aristóteles? Péricles jamais teria encomendado a Fídias a construção do Partenon, uma das sete maravilhas do mundo antigo, nem a cultura grega formaria a base do Império Romano e, por tabela, do Ocidente. Assim, os artistas do Renascimento não contariam com o referencial estético grego. Do mesmo modo, teria Shakespeare escrito suas tragédias sem beber da fonte grega? E quanto à filosofia ocidental, sobre a qual já se disse não passar de notas de rodapé sobre a obra de Platão e Aristóteles?

A divisão entre Ocidente e Oriente foi estabelecida há 25 séculos em Maratona, diz Billows. Pode-se argumentar que a derrota em Maratona levou os persas, em 480 a.C., a invadir a Grécia com 100 mil homens. Ainda assim, foram barrados por Leônidas e 300 espartanos em Termópilas, derrotados no mar em Salamina e em terra em Plateia. Sem a confiança da vitória em Maratona, os gregos teriam resistido?

Originalmente publicado em Época, em 25/11/2010.

Comentários

  1. Muito interessante! Embora, triste ver como a ânsia por guerrear e tomar para si o que é dos outros está encravada na humanidade há tanto tempo...

    Curiosidade: como era feita a contagem dos soldados? Quem fazia este registro... tantos mil, guerrearam, tanos mil morreram... Ainda os mortos eram mais fáceis de contar, se alguém tivesse esta paciência... Mesmo por estimativa. Agora, os vivos? Principalmente os exércitos invasores... Como contar quantos eram? Usava-se a técnica de hoje: número de homens por m2, x área da batalha?

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  2. Neusa, a fonte primária das guerras greco-pérsicas é Heródoto, nasceu 10 anos após Maratona e escreveu suas Histórias 50 anos depois. Ele fala de 10 mil atenienses contra 100 mil persas. o autor do livro que li considera o número ateniense correto mas o persa exagerado. É sabido q Heródoto exagerava para inflacionar a façanha dos gregos. 30 mil persas é um número mais aceitável,

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