Terra de gigantes II

A estranha fauna que já habitou a América do Sul

Peter Moon

A descoberta do fóssil de uma capivara de 1 tonelada no Uruguai, divulgada em fevereiro e 2008, é um exemplo de como a América do Sul se tornou o novo paraíso dos paleontólogos. Em geral, os bichos pré-históricos são enormes – como um jacaré de 15 metros e um avestruz carnívoro de 2,5 metros. Conheça alguns dos exemplares mais impressionantes da fauna que povoaram nosso continente nos últimos 250 milhões de anos, desde o surgimento dos primeiros dinossauros até a chegada dos seres humanos às Américas.


 
A megacapivara


Em 2003, paleontólogos já haviam descoberto na Venezuela o fóssil de uma capivara de 700 quilos, a Phoberomys pattersoni, que era grande como um búfalo. Agora em fevereiro, anunciaram outra espécie ainda maior, a Josephoartigasia monesi, com 3 metros de comprimento, que vivia no Uruguai.




Crocodilos terrestres


Todos os crocodilos atuais vivem dentro d’água. Mas há 90 milhões de anos eles também eram terrestres. Tinham patas longas e esguias, como as dos lobos. Seus nomes são uma homenagem às cidades paulistas onde seus fósseis foram achados: Adamantinasuchus, Baurusuchus, Mariliasuchus e Uberabasuchus.



 
O imperador dos jacarés

Existiu na Amazônia entre 20 milhões e 5 milhões de anos atrás um jacaré de 15 metros. Descoberto em 1898 nas barrancas do rio Purus, recebeu o nome de Purussaurus brasiliensis. Seu crânio, guardado no laboratório de paleontologia da universidade federal do acre, mede 1,5 metro de comprimento por 1 metro de largura.


Os avôs de todos os dinossauros


Pouca gente sabe, mas o Rio Grande do Sul é o berço de alguns dos dinossauros mais antigos. Lá foram achados vários espécimes que viveram há 225 milhões de anos, no período Triássico, bem no início do reinado dos grandes répteis. Espécies como o Staurikosaurus pricei (na ilustração) e o Unaysaurus tolentinoi mediam entre 1 metro e 2,5 metros de comprimento.
















Um tubarão-branco tamanho-família


Nunca existiu um peixe como o Carcharodon megalodon, achado no Peru. Com base em seus dentes, lâminas pontiagudas e serrilhadas de 18 centímetros de comprimento, chegou-se à conclusão que podia atingir 17 metros e pesar 40 toneladas. Ele dominou os oceanos entre 16 milhões e 1,5 milhão de anos atrás.
















Os reis dos ares


 Os répteis alados de 110 milhões de anos atrás foram os maiores seres que já povoaram os céus. No ceará, as espécies dos gêneros Anhangüera, Tapejara (na ilustração), Thalassodromeus e Tupuxuara ostentavam cristas no topo da cabeça. O maior de todos foi o Ornithocheirus. De asas abertas, tinha 12 metros.




O pior predador da América do Sul


Imagine um avestruz carnívoro com um bico descomunal e um apetite proporcional a seus 2,5 metros de altura e 130 quilos. Há 62 milhões de anos, após a extinção dos dinossauros, esses pássaros gigantes incapazes de voar assumiram o posto de principal predador sul-americano. Viveram até 2 milhões de anos atrás. Existiram dezenas de espécies, como o Paraphysornis brasiliensis, da região de Taubaté, em São Paulo.

 












A maior ave voadora


A maior ave voadora que já existiu foi o Argentavis magnificens (ave magnífica da Argentina). Viveu há 6 milhões de anos. Pesava 100 quilos e suas asas abertas mediam 8 metros. Só para comparar, um condor andino, a maior ave voadora de hoje, pesa 12 quilos e tem 3 metros de envergadura.





Originalmente publicado em Época, em 25/07/2008.

Comentários

  1. Realmente os animais de outras eras eram realmente gigantescos e fascinantes.Os animais mais belos e extraordinários já não existem mais e os que existem infelizmente estão em extinção devido a ignorância humana.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou leigo no assunto, e tenho uma dúvida, porque já li que os dinossauros e repteis tiveram origem em um mesmo tronco, mas os dinossauros não foram repteis, descendem de um tronco comum, porém um evoluiu por uma linha e outro por outra.Se estiver errado corrija-me.

    ResponderExcluir
  3. muito bom seu blog - conteúdo diversificado e chamativo. Continue!
    Geraldo ( http://birdsofbrazil.blogspot.com )

    ResponderExcluir

Postar um comentário