Cirurgião plástico gaúcho desenvolve nova cirurgia de celulite e ganha prêmio em NY



NOVA CIRURGIA AJUDA A ELIMINAR A CELULITE
"O procedimento apresenta resultados excelentes e de longo prazo. As pacientes relatam melhora na sua auto-estima e, principalmente, na afetividade conjugal," afirma o Dr. Carlos Oscar Uebel.






A celulite é uma das preocupações estéticas mais comuns entre as mulheres de todas as idades. Pelo menos 90% das mulheres têm celulite. A maioria dos tratamentos para a redução da celulite têm resultados duvidosos ou passageiros. Já a retirada da celulite via cirurgia convencional de lipoaspiração não deixa a pele lisinha e macia, como se jamais tivesse havido celulite. Mas uma nova técnica criada por brasileiros veio resolver este problema. Existe uma nova cirurgia plástica de celulite que apresenta resultados excelentes e de longo prazo - as pacientes permanecem sem celulite mesmo decorridos dois anos da intervenção cirúrgica. 

Quem desenvolveu o novo método foi o cirurgião plástico gaúcho, Dr. Carlos Oscar Uebel. A cirurgia resulta de um trabalho de pesquisa de 25 anos, período durante o qual mais de 300 pacientes foram submetidas ao novo método. 

"A presença da celulite é um grande temor entre as mulheres. Afinal, o problema aflige mais de 90% do público feminino," explica Uebel. Segundo o médico, as pacientes que o procuram para a retirada da celulite se queixam, por exemplo, de não se sentir confortáveis em usar biquini na praia ou no clube. Uma outra queixa é não poder usar saia. "As pacientes dizem: quando me sento e cruzo as minhas pernas, a celulite aparece..."


Após a cirurgia e a remoção da celulite, a mudança de comportamento é total. Uebel diz perceber como o resultado estético tem uma forte influência na autoestima das pacientes. "O que percebo entre as minhas pacientes é a melhora na autoestima. Elas passam a usar biquini, short e minissaia, no caso das mais jovens. Elas afirmam se sentir melhores consigo mesmas, e atestam, principalmente, melhoria na afetividade e no relacionamento conjugal."



O trabalho Cellulite: A Surgical Treatment Approach, com a descrição do novo procedimento cirúrgico contra a celulite, recebeu o prêmio de melhor trabalho científico publicado este ano na revista Aesthetic Surgery Journal, uma das bíblias da cirurgia plástica mundial. O prêmio foi concedido no final de abril, em Nova York, durante o congresso anual da Sociedade Americana de Cirurgia Estética Plástica.

O Prof. Dr. Carlos Uebel é professor do serviçoi de Cirurgia Plástica do Hospital São Lucas, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), médico-cirurgião do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), e diretor da Clínica de Cirurgia Plástica Uebel. 

O Dr. Carlos Uebel fez parte da sua formação, no fim dos anos 1970, com o professor Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro.

Cirurgia inicia com a colheita de gordura dos quadris da paciente, para ser usada no preenchimento do local onde há celulite

Como é a nova cirurgia

Pelo menos 90% das mulheres têm celulite. A razão pela qual a celulite é tão comum entre as mulheres é porque elas têm mais gordura subcutânea, gordura esta que se encontra distribuída em septos (ou pequenas partições). 

Para entender como é a distribuição de gordura subcutânea nas mulheres e como a celulite se desenvolve, imagine uma bandeja de cubinhos de gelo como aquelas que ficam no freezer. A gordura sob as camadas da pele são os cubos de gelo e os septos são os divisores na bandeja. Quando a gordura se acumula na parte inferior das pernas - como acontece com a idade, durante a gravidez ou em razão de ganho de peso - é mais provável que a celulite se desenvolva. É como se a água na bandeja enchesse e cobrisse os topos dos reservatórios de cada cubinho (os septos), criando irregularidades. Na pele das pacientes, tais irregularidades tomam o aspecto conhecido como "casca de laranja".

A nova cirurgia desenvolvida pelo Dr. Uebel vem resolver este problema estético, ao aliar o método tradicional da lipoaspiração com o enxerto de gordura colhida das próprias pacientes (geralmente na região das nádegas), de modo a evitar a rejeição. A gordura é decantada, fica livre de impurezas, e serve para ser enxertada no local onde havia celulite, formando uma camada lisa e uniforme. "Onde antes havia a pele tipo 'casca de laranja', após a cirurgia o que se vê é pele lisinha e macia. 
Lipoaspiração da celulite: o fim da pele "casca de laranja"

"A lipoaspiração realizada muito perto da superfície da pele pode resultar em algumas complicações quando executada por cirurgiões não treinados, especialmente irregularidades da pele e como consequência resultados estéticos pouco evidentes," explica Uebel. "No entanto, quando associada a enxerto de gordura na área operada, os resultados têm sido muito significativos. A técnica cirúrgica proposta tem o objetivo de oferecer excelente satisfação aos pacientes portadores de celulite.
Enxerto de gordura, que havia sido coletada da paciente, no local onde havia celulite

Entre os 126 pacientes (122 mulheres e 4 homens) analisados no trabalho científico de descrição da nova cirurgia, 96,8% não apresentaram retorno da celulite mesmo passados dois anos do procedimento cirúrgico. Apenas 4 pacientes precisaram fazer uma revisão. 

"As pacientes tratadas em nossa série variaram de 17 a 58 anos de idade e a maioria estava entre 24 e 36 anos. A maioria das pacientes tinha dietas ricas em carboidratos, gorduras e ingestão exagerada de sal, levando à retenção de líquidos, com edema de células adiposas e posterior piora da celulite."
Resultado final da cirurgia: pele lisinha

O procedimento cirúrgico dura cerca de duas horas. As pacientes recebem anestesia peridural ou geral. A cirurgia é feita através de micro-incisões, sem deixar cicatriz. No final, o local operado é coberto com tiras de papel micropore. A paciente passa a noite no hospital e recebe alta no dia seguinte. Passados 15 dias do procedimento cirúrgico, as tiras de micropore são retiradas. Um modelador e uma meia calça completam a compressão por 30 dias. 

Todos os pacientes foram instruídos a manter o acompanhamento com um nutricionista no pós-operatório, a fim de manter uma dieta equilibrada, com níveis adequados de proteínas, gorduras e carboidratos. Os pacientes também foram orientados a manter um mínimo de 2 horas de atividade física moderada por semana. Um estilo de vida sedentário leva à diminuição da massa muscular e maior flacidez muscular, com uma maior proporção de tecido adiposo e piora da celulite. 
Fita micropore aplicada nas áreas tratadas por 21 dias. Diminui o edema e mantém a gordura enxertada no lugar

"Considerando os múltiplos tratamentos para a celulite na literatura e suas limitações consideráveis, esta técnica é uma solução segura e eficaz para muitos pacientes que sofrem de celulite, com alta taxa de satisfação do paciente e baixa taxa de recorrências e complicações."

A cirurgia custa de R$ 8 mil a R$ 15 mil, dependendo da região a ser operada. A cirurgia não é oferecido pelo SUS, que considera o procedimento apenas estético.


Agende uma consulta, ligando para:
051-3330-1177
051-98193-0027

ou escreva para:
clinica@uebel.com.br

Dr. Carlos Oscar Uebel
Rua Vitor Hugo, 78 - Petrópolis
Porto Alegre - RS - Brasil
Tel: 051-3330-1177
Cel: 051-98193-0027


As imagens usadas nesta reportagem estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 International
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 International

Comentários